terça-feira, 28 de julho de 2015

Dourada ao sal

Já há muito tempo que andava para fazer, mas a falta de confiança nas minhas capacidades  e o medo de ficar sem jantar falava sempre mais alto.
Até que houve um dia que ganhei coragem e "atirei-me a elas", a ideia era fazer mais uma vez grelhadas mas num momento de confiança mudei de ideias, (o que ralhei comigo enquanto estavam no forno, as vezes que abri a despensa a pensar no que havia para desenrascar), mas tudo correu bem.
Deliciosas, suculentas e bem cozinhadas, e nada salgadas (o meu maior medo), fiquei fã e de certeza que vou repetir mais vezes, mas com diferença na mistura das ervas nas claras.



Ingredientes:
2 kg de sal
2 douradas
2 claras
raspa de 1 limão
oregãos q.b.

Preparação
Num robot de cozinha colocar o sal os oregãos e a raspa de limão, e triturar um pouco.
Tirar a mistura do robot para uma tigela e juntar as claras misturar com as mãos.
Colocar a mistura do sal no fundo do tabuleiro, colocar as douradas por cima e tapar com a restante mistura de sal.
Levar ao forno (com uma dose extra de confiança que tudo vai correr bem), deixar cozinhar durante 20 minutos mais ou menos, sou muito distraída com o tempo, mas o sal ganho uma cor para o castanho claro e eu desliguei logo o forno.

Nota: Há varias versões de como se deve arranjar as douradas para fazer ao sal, eu estava indecisa e pedi na peixaria para arranjarem para o efeito, Tiraram as escamas e não abriram na barriga, limparam através das guelras e resultou, não sei se foi sorte mas não ficaram salgadas e cozinharam na perfeição.

Sem comentários:

Enviar um comentário