quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Panquecas mais saudáveis


Como eu e o meu marido precisamos de perder muito peso, há muitas substituições que fazemos cá em casa e muitas coisas que deixamos de consumir e claro que os miúdos também estão a ser envolvidos nesta mudança, é difícil, muito difícil, não somos de extremos mas começamos a retirar tudo o que tem açucares brancos, farinhas brancas, arroz e massas, tudo é substituido por opções mais saudáveis.
Uma das coisas que os meus filhos comiam quase todos os dias eram os "planetus" da panrico (acho que são desta marca) primeiro deixei de comprar e agora faço esta receita que eles adoram, foi a única que experimentei mas sei que há muitas mais variações. É muito simples de se fazer panquecas sempre diferentes, basta trocar o tipo de farinha usado e ficamos logo com umas panquecas diferentes.

Ingredientes:
1 ovo
1c.sopa de açúcar amarelo
75 gr farinha de aveia
75 gr farinha de alfarroba
200 gr de leite
1c. sopa de óleo coco
1c.sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Preparação:
Colocar tudo no copo da bimby vel.6 20seg.
Aquecer uma frigideira anti aderente, colocar uma porção de massa e deixar cozinhar durante o tempo necessário até conseguir virar, deixar cozinhar do outro lado, retirar e servir.

Nesta panqueca coloquei por cima chocolate preto pura vida (marca pingo doce) derretido em banho maria com um pouquinho de leite, na da minha filha cobri com geleia de marmelo.
Os meus filhos adoraram  e agora pedem sempre "panquecas de chocolate", ainda não lhes disse que a cor é da farinha de alfarroba porque quando souberem vão logo achar defeitos  e não vão comer.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Do dia das Bruxas...


Estou de volta e ainda com algumas fotos e receitas que ficaram por colocar antes do tablet avariar.
E começo com os pratos que preparei para os  meus filhos no dia das bruxas.
Como calculam não há receitas, é só mesmo ovos cozidos com azeitonas e salsichas com massas e molho de tomate, tudo muito simples e só para simbolizar o dia das bruxas, que nós celebramos mais cedo(30-10-2015) porque a pirata mais velha foi celebrar a noite de haloween numa actividade na piscina e passou lá a noite com mais crianças e os animadores.




quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Pausa

Tenho estado em pausa, o tablet avariou e não dá para tirar fotos.
Sim, tenho maquina fotográfica mas não me consigo adaptar a ela é toda xpto, e não tenho tempo para andar a descobri-la, por isso ficamos em pausa. (espero que seja por pouco tempo)

                                            http://www.wpclipart.com/computer/keyboard_keys/function_key_row/computer_key_Pause_Break.png

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Hamburgueres de frango (feitos em casa)

Resolvi fazer os meus próprios hambúrgueres em casa.
Os peitos de frango estavam em promoção, aproveitei para comprar a mais e fazer uns hambúrgueres, fiz simples só com alho e sal e alguns com cebola, salsa, alho e gengibre para ter mais sabor.
Correu bem e acho que não torno a comprar hambúrgueres no talho.

aqui já cozinhado o hamburguer com gengibre/salsa
triturado na bimby
já moldado
Ingredientes:
500 grs de peito de frango
1 cebola pequena
alho em pó
sal
salsa

Preparação:
Colocar a cebola e a salsa no copo da bimby, triturar 5 seg vel.5, retirar do copo e reservar.
Colocar o frango cortado aos cubos e picar a carne 5-6 seg vel 7 juntar a cebola, a salsa sal e alho em pó. Picar mais uns segundos, retirar do copo e moldar os hambúrgueres.
Para moldar os hambúrgueres utilizei isto .




quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Gelatina com queijo quark


Cá em casa há sempre no frigorífico queijo quark, utilizamos para fazer patés ( em substituição da maionese) e agora experimentamos uma receita com gelatina.
A gelatina com queijo quark fica mais consistente, enche mais e é um snack saudável.


Ingredientes:
1 embalagem de gelatina condi 0% açucar
200gr(mais ou menos) de queijo quark (eu uso marca lidl baixo teor de gordura)

Preparação:
Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem, deixe arrefecer, junte o queijo quark e envolva bem(eu misturei uns segundos na liquidificadora) colocar no frio.

Muito simples e não sabe a queijo.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Quinoa com espinafres e romã


Adorei!!!
Estou mesmo fã de quinoa, e esta fica muito agradável.
Foi para acompanhar carne assada no forno, e fica delicioso, cá por casa os adultos adoram mas os filhos ainda não comem quinoa mas não vou parar de tentar, enquanto isso continuo a fazer um acompanhamento diferente para os filhos.

Ingredientes:
1 chv. chá (mal cheia) quinoa
2chv. chá agua
1 pitada de sal
1  mão cheia de espinafres
1 romã

Preparação:
Começar por lavar bem a quinoa, entretanto colocar ao lume a agua a ferver. Quando a água começar a ferver juntar a quinoa e o sal, deixar cozinhar durante mais ou menos 15 minutos, quando estiver quase cozida juntar os espinafres previamente lavados mexer uma ou duas vezes e desligar o lume.
A romã é "descascada" e colocada numa taça, eu sirvo na hora a quantidade que quero.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

lanche saudavel

Aqui por casa quando a fome aperta há estes lanchinhos fabulosos e saudáveis. 
Antigamente pegava-se num pacote bolachas (chipmix, oreos, bolachas de baunilha etc.) e comia-se até ver o fundo do pacote, agora não há bolachas destas em casa.
Se dá mais trabalho? Dá
Se é mais caro? É
Mas faz bem melhor, e ver a minha(nossa) auto estima subir é do melhor....



A receita é só ter vontade de cortar a fruta polvilhar com sementes de chia.
A bolacha é de quinoa barrada com paté.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Uma conquista

Hoje não há um post de receitas, apenas uma pequena conquista minha.
Sou super desorganizada, chego a casa perto das 19h e ainda tenho o jantar todo para fazer, banhos para dar as crianças, roupa para estender e pôr a  lavar(neste momento nem por isso a maquina da roupa resolveu avariar já vou a caminho da 3ª semana a ir por a roupa a lavar na lavandaria selfservice), altura de testes da minha filha e tpc´s para ajudar a fazer... Uma canseira era tudo mais fácil com um pouco de organização, que eu não tenho mas que ando a trabalhar(muito lentamente) para conquistar.
Bem ao que interessa, sábado a minha filha saiu cedo para uma actividade e ia ficar o dia todo fora, o mais novo foi para o treino a tarde, finalmente chegava um fim de semana em que  eu não iria andar a correr de um lado para o outro, coloquei mãos a obra, aberto o frigorífico, dei com alguns legumes com ar de "velho" peguei em todos e não dei descanso a bimby, 3 sopas diferentes feitas de seguida, as bases estão feitas numa depois junto espinafres e grão para o pai,  sem mais nada para os filhos e outras com agrião, tudo para o congelador e esta semana está feito menos uma coisa para preparar quando chego a casa, (só preciso de me lembrar que tenho de a descongelar).
 O problema disto tudo é que eu não sei se me consigo orientar para ter sempre isto feito... A ver vamos....