quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Salada de quinoa com legumes

A quinoa continua a ser consumida com muita frequência aqui por casa, é raro come-la simples, pois o sabor não me agrada muito, mas misturada com vegetais ou com tirinhas de frango e com ligeiro sabor a caril já sabe bem melhor. Dá para variar e fazer varias refeições completas ou mesmo só acompanhamentos. Desta vez foi assim, para acompanhar um peixe grelhado.

Ingredientes:
1 chav. chá mal cheia de quinoa (deu para 2 pessoas)
1 cebola pequena
1 dente de alho
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
resto de espinafres 
1 cenoura ralada
1 fio de azeite

Preparação:
Colocar uma panela com a  2 x a medida chávena de chá de água, deixar ferver juntar a quinoa, que foi bem lavada previamente, 
Entretanto prepara-se todos os legumes: cortar a cebola em meias luas, cortar dente de alho picadinho, os pimento as tirinhas e lavar bem as folhas de espinafrese ralar a cenoura.
Colocar na wok a cebola e o dente de alho com o fio de azeite deixar cozinhar a te a cebola ficar translucida, depois juntar os restantes legumes e deixar cozinhar. Quando estiverem "macios" quase cozinhados, colocar a quinoa que entretanto cozeu( a quinoa demora cerca de 15 minutos a ficar cozinhada), Envolver tudo e esta pronto a servir.

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Bolo Cenoura com cobertura de chocolate

Já alguns dias (muitos dias...) sem postar., e já com saudades de aqui vir.
Tem-se feito comidas "banais" do dia a dia, sem inventar e praticamente sempre os mesmos sabores.
Não há tempo para inventar, tudo feito muito a correr, sem desfrutar das refeições, e da companhia a mesa.... Falta de tempo, muito trabalho, uma casa para organizar e falta de vontade de colocar todo em ordem.
Entretanto passou o meu aniversário, comemorei com os filhos e o marido tiramos o dia em família, só os 4, sem escolas sem trabalho sem horários, num passeio para relaxar para pensar no que quero desta vida e o que quero para os meus piratas.
Desde que os filhos nasceram que não há aniversário sem bolo eles exigem, e bem é certo, a mãe cumpre(para eles não é preciso pedir é bem mais fácil ter essa energia extra), e este ano saiu um bolo de cenoura que por incrível que pareça nunca me saiu bem tentei varias vezes e desisti.
Tentei de novo e desta foi de vez...(mais ou menos)
A  receita tirada daqui a única alteração foi a cobertura do chocolate usei  cacau puro ficou mais amargo, mas ainda bem porque contrastou com o doce do bolo.


Nota: O bolo ainda não ficou perfeito partiu-se a tira-lo da forma, não sei o que faço mal, mas pelo menos desta vez ficou apresentável...

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Bolo de coco molhadinho

Há muito tempo que esta receita anda a circular na internet, eu estava curiosa os comentários muito positivos e eu cada vez com mais vontade de provar o bolo.
Confesso que fiquei desiludida por dois motivos, 1ª porque o bolo foi para levar para casa dos meus pais e era a única sobremesa e depois porque não confiei no meu instinto, pois quando o estava a fazer, ponderei em colocar a calda toda ou não, porque achava que era demasiada, e confirmou-se.
No inicio não adorei o bolo, o sabor era bom, mas a imensa calda e a "base" do bolo a desfazer-se não me convenceu...
Coloquei esta duvida num grupo do facebook da bimby e dei uma 2ª oportunidade ao bolo.
Deixei ficar uns dias no frio e a calda foi absorvida pelo bolo e aí sim a minha opinião mudou.
Sabor fantástico a coco um bolo fresco e super delicioso.
No meu caso da próxima vez diminuo a quantidade de calda para ficar mais ao meu/nosso gosto.

 A receita fiz igual a da Chris Hanna, autora do blog O clube do Bolinho

Ingredientes para o bolo:
400gr açucar
5ovos
300gr farinha com fermento
250gr leite
1 c.chá fermento em pó

Na bimby colocar os ovos o açúcar  9 minutos vel. 3.5   temp.37º. Nos últimos 10 segundos colocar o leite pelo bucal com a borboleta colocada, depois juntar a farinha e o fermento  e bater mais 10 segundos.
Entretanto forrar um forma rectangular com papel vegetal e untar, reservar.
Colocar o bolo na forma levar ao forno pré-aquecido durante mais ou menos 25 minutos, ou usar o truque do palito "até o palito sair seco".

Calda:
1 lata de leite condensado
200gr leite
200gr leite coco

Colocar todos os ingredientes na bimby e misturar durante uns minutos na vel.3 -Sem temperatura

Quando tirar o bolo do forno, cortar aos quadrados e cobrir o bolo ainda quente com a calda.
Levar ao frigorifico pelo menos de um dia para o outro.
Polvilhar com coco ralado antes de servir.

Na receita original diz para colocar os quadrados de bolo em papel alumínio, eu não coloquei, deicei-o num prato de vidro no frio.

Nota: O bolo fica sempre no frio, eu pelo menos, nunca o tirei ele é bom bem fresquinho.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tarte de Caramelo e chocolate

Já há muito que ando para fazer esta tarte, mas o novo regime alimentar(dieta) não permite que a faça em casa, então tenho de aproveitar quando tenho algum convívio. Muitas pessoas equivale a que não sobre e que eu  não caia em tentações...
Assim foi, num almoço em família(primos, primas e tios) era a altura ideal para a fazer, procurei receita na net, fui a despensa ver o que havia e confesso que a tarefa foi difícil, não me apetecia sair e não tinha alguns ingredientes comuns na maior parte das receitas.
Até que ao fim de alguma procura lá consegui encontrar uma.
 No blog Paladares da Isa  foi onde encontrei uma receita que não levasse natas e bolachas oreo, (era os ingredientes que não tinha em casa).
Tive alguns percalços a fazer esta receita, não consegui esticar bem a massa da base, e por isso fiz numa forma "bolo inglês", e como a forma era mais pequena a camada de caramelo e chocolate ficou muito espessa, como também não tinha chocolate negro usei de leite e por isso ficou enjoativo.
No geral gostaram, não sobrou, eu achei que ficou enjoativa por causa do chocolate de leite, mas houve quem não achasse e fartou-se de comer.

Não houve tempo para tirar foto com uma fatia partida, pois foi literalmente atacado, estas fotos foram tiradas antes de levar a sobremesa para o local.
A receita fiz igual ao do blog Paladares da Isa a única coisa que alterei foi colocar umas pedras de flor de sal por cima do chocolate.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pipocas sem gordura e no microondas


Num fim de semana em que ficamos com a tv para nós, os miúdos foram passar o fim de semana com os avós, aproveitamos para fazer uma sessão de cinema de adultos, (leia-se, não fazer sessões de cinema dos minions, ou desenhos animados da Disney)
Resolvemos fazer pipocas, mas como andamos a reduzir a ingestão de açucares e gorduras, procuramos uma receita em que não levasse uma coisa nem outra.
E o marido encontrou, um video no youtube onde se fazia pipocas no microondas sem juntar qualquer tipo de gordura, apenas água.(Como não acreditei muito  resultasse não guardei o link)
Demora um pouco mais é certo mas acho que varia com a potência do microondas.
Nós fizemos assim:
Num recipiente em vidro que possa ir ao microondas colocar milho no fundo da tigela/taça, depois colocar um pouco de água. A água não precisa de cobrir todo o milho, eu fiz a olho por isso não sei dizer as medidas.
Tapar a tigela/taça com película aderente, e levar ao microondas por mais ou menos 8 minutos potência máxima, no meu caso, mas pode ser necessário mais  ou menos tempo.
Quando parar de estalar o milho, estão prontas. No nosso caso polvilhamos só com canela mas podem juntar sal ou açúcar.



Ficaram muito boas.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Salada de polvo

Tanto tempo sem vir aqui.
Ando sem tempo, a sentir-me cansada e não consigo reagir... Há problemas que aparecem e nos levam a bater no fundo e depois é tão difícil voltar ao cimo com energia, vontade e garra...
Tenho de reagir, eu sei que tenho...mas neste momento....apenas não consigo. Desistir é uma palavra, que agora, me soa imensamente bem...

Desabafos a parte, uma receita de saladinha de polvo.

Ingredientes:
1 polvo médio
1 cebola
1 pimento vermelho
1 pimento verde
sal

Preparação:

Colocar o polvo a cozer( ainda congelado faço sempre assim e nunca ficou duro), com sal .
Entretanto preparar os restantes ingredientes, cortar a cebola e os pimentos aos cubos.
Quando o polvo estiver cozido, deixar arrefecer um pouco e cortas aos bocados pequenos.
Colocar tudo na travessa temperar com azeite e vinagre.
Servir bem fresco.

Cá em casa acompanhamos com bolachas de quinoa, mas com pão caseiro também não fica nada mal. Nós é que continuamos a evitar hidratos e farinhas brancas.



sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Salada de grão e atum

Ontem ao jantar acabamos por ficar só eu e o marido, os filhos foram jantar fora (com familiares), havia uma lata de atum que já estava aberta  no frigorífico,e um resto de grão cozido que não comemos todo. Não estávamos com muito apetite e porque este calor não apetece comidas muito pesadas saiu uma saladinha super nutritiva, além da sopa claro, e não sei bem porquê, mas não costumo fazer em casa, estas saladas frias com leguminosas!!!!!!


A receita não há, basicamente é abrir uma lata de atum ao natural, picar uma cebola e juntar um pouco de grão, envolver tudo muito bem e temperar com azeite e vinagre.
Simples, rápido e super saciante.
Também já fiz com bacalhau, uma posta que sobrou, juntei grão e ovo cozido.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Mais uma...

Uma "quichelelete" como chamamos cá em casa, uma versão saudável de quiche, é feita normalmente quando quero aproveitar sobras.

Ingredientes:
5 ovos
cebola
azeitonas
restos de frango
cogumelos
leite
oregãos, sal q.b
Preparação: 
Colocar um pouco de azeite numa frigideira colocar a cebola cortada na frigideira e deixar cozinhar até ficar translucida, juntar as azeitonas, os cogumelos e os restos de frango previamente desfiados.
Entretanto bater os ovos com um pouco de leite.
Numa forma untar com um poco de spray e colocar tudo lá dentro. 1ª os ingredientes da frigideira e depois a mistura de ovos.
Levar ao forno e deixar cozinhar.