quarta-feira, 29 de julho de 2015

Salada de bulgur com nozes e goji

Não tem bom aspeto, eu sei,(mas a culpa também é um bocadinho da fotografa e porque são tiradas com o tablet.) mas as minhas refeições agora são assim...
Frutos secos, bagas goji, sementes , bulgur e legumes.
Adoro este tipo de "saladas".

A receita, nem há, é tudo aproveitamentos bulgur que sobrou, bróculos cozidos e colocar tudo na wook, juntar uma colher de carile outra de azeite aquecer retirar para uma taça , juntar goji , nozes e mistura de sementes.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Dourada ao sal

Já há muito tempo que andava para fazer, mas a falta de confiança nas minhas capacidades  e o medo de ficar sem jantar falava sempre mais alto.
Até que houve um dia que ganhei coragem e "atirei-me a elas", a ideia era fazer mais uma vez grelhadas mas num momento de confiança mudei de ideias, (o que ralhei comigo enquanto estavam no forno, as vezes que abri a despensa a pensar no que havia para desenrascar), mas tudo correu bem.
Deliciosas, suculentas e bem cozinhadas, e nada salgadas (o meu maior medo), fiquei fã e de certeza que vou repetir mais vezes, mas com diferença na mistura das ervas nas claras.



Ingredientes:
2 kg de sal
2 douradas
2 claras
raspa de 1 limão
oregãos q.b.

Preparação
Num robot de cozinha colocar o sal os oregãos e a raspa de limão, e triturar um pouco.
Tirar a mistura do robot para uma tigela e juntar as claras misturar com as mãos.
Colocar a mistura do sal no fundo do tabuleiro, colocar as douradas por cima e tapar com a restante mistura de sal.
Levar ao forno (com uma dose extra de confiança que tudo vai correr bem), deixar cozinhar durante 20 minutos mais ou menos, sou muito distraída com o tempo, mas o sal ganho uma cor para o castanho claro e eu desliguei logo o forno.

Nota: Há varias versões de como se deve arranjar as douradas para fazer ao sal, eu estava indecisa e pedi na peixaria para arranjarem para o efeito, Tiraram as escamas e não abriram na barriga, limparam através das guelras e resultou, não sei se foi sorte mas não ficaram salgadas e cozinharam na perfeição.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Férias...

A ausência deveu-se a umas merecidas férias...
Não publiquei nada antes de ir porque o cansaço era muito, o stress enorme...
Enfim, baterias "semi carregadas" e venha mais um ano de trabalho e autocontrole de stress...
Amanhã inicio os posts...

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Salada de queijo fresco, abacate e camarão

O jantar era só para mim e não me apetecia estar com muito trabalho, depois de ver o que precisava de ser consumido com maior urgência, saiu uma saladinha bem simples e rápida de preparar



Ingredientes:
1 queijo fresco
miolo de camarão
1 abacate
bagas goji q.b
sal, pimenta azeite e vinagre de cidra q.b

Preparação:
A única coisa que deu mais trabalho foi escaldar o miolo de camarão, o resto foi  partir e descascar o abacate  lavar e partir o queijo fresco colocar num prato de servir, junatr o camarão as bagas goji e temperar a gosto.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Bolachas de quinoa com "guacamole"

Continuando numa de petiscos saudáveis(para os ataques de fome enquanto se prepara o jantar), mostro a minha versão de guacamole.
Eu sei que não tem muito bom aspecto mas para mim estava otimo,  o unico que provei soube-me tão mal que ponderei nem fazer em casa.
A receita foi bem simples comparada com o que encontrei na net

Ingredientes:
3 abacates
1/2 cebola
1 chalota
1 tomate sem sementes nem pele
pimenta, sal e sumo de lima q.b
coentros(não usei porque não tinha)

Preparação:
Descascar os abacates colocar na 123 e triturar( triturei demais ficou tipo creme).
Tirar a pele e as sementes ao tomate e cortar em cubos pequenos. fazer o mesmo a cebola e chalota.
Misturar tudo numa tigela e acrescentar o sumo de limas o sal e a pimenta até equilibrar o sabor.
Barrar uma bolacha de quinoa com o guacamole e desfutar.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Frango na wook acompanhado de espinafres salteados com bagas goji e pinhões

Ando desaparecida, falta de tempo, desorganizada como sempre, a querer chegar a todo o lado ao mesmo tempo, e nunca chegar a lado nenhum...
 Preciso de me definir, de deixar de me preocupar com quem e o que não merece, viver mais a minha vida e viver para quem merece, para mim para os meus filhos e para o meu marido.
 A vida é curta e o tempo passa tão rápido, e fica tanto por viver e por fazer...
Uma receita rápida, simples e fácil porque por aqui só assim....

Ingredientes:
 peitos de frango cortados aos bocados(eu usei 4)
alhos picados, folha de louro
azeite
sementes de sésamo
miolo de camarão
sal, molho de soja
Espinafres
bagas goji, pinhões q.b.

Preparação:
Cortar os peitos de frango e temperar com alhos picados e sal, folha de louro e um pouco de vinho branco deixar marinar um pouco(eu só deixei uns minutos porque não tinha muito tempo)
Entretanto pôr a wook a aquecer com um pouco de azeite, quando estiver quente colocar o miolo de camarão previamente escaldado, deixar cozinhar e retirar.
Depois colocar a carne e deixar cozinhar, entretanto lavar os espinafres e leva-los ao lume numa frigideira com um pouco de azeite e alho picado deixar os espinafres cozinharem.
Quando a carne estiver quase pronta colocar de novo os camarões  o molho de soja e as sementes de sésamo, deixar ganhar gosto e servir.
Os espinafres depois de prontos junta-se algumas goji e uns pinhões.
Não acompanhei com hidratos porque cá em casa anda-se a evitar.




quinta-feira, 23 de abril de 2015

Bolos de aniversario do Pedro

O meu filho é fanático por futebol, quando este ano lhe perguntei o que queria para a festa de anos disse logo que tinha de ser futebol, então queria o bolo do estádio do Benfica com os jogadores do Benfica a cantarem o hino, (Oh Meu Deus a imaginação deste miúdo!!!!). Bem conversado lá se convenceu que tinha os jogadores e um campo de futebol, não o estádio...

E assim ficaram os bolos feitos com a massa do costume, o do relvado com corante verde e a bola com corante vermelho e recheado com ganache de chocolate.


quarta-feira, 22 de abril de 2015

Bulgur indiano com miolo camarão broculos e ovo




Para aproveitar um pouco de bulgur que tinha sobrado fiz este prato. Sei que não tem um aspeto convidativo, mas gostei do resultado. Foi rápido pois só foi cozer os bróculos, os ovos e dar um "entalão" no miolo de camarão.

Fica o registo

Ingredientes:
Bulgur
miolo de camarão
brócolos
ovos
caril e sal q.b.

Preparação:
Cozer os bróculos, os ovos e o camraão
Na wok juntar o camarão e o bulgur com um fio de azeite, depois de os bróculos cozidos juntá-los ao preparado e deixar cozinhar um pouco junte o caril conforme o seu gosto e um pouco de piripiri e envolva.
Retire do lume coloque num prato de servir  com os ovos por cima.