terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Mais compras saudáveis

Com as promoções do pingo doce, resolvi aventurar-me em novos alimentos e a tentar mudar mais um pouco a alimentação.

Já fiz a quinoa, e não gostei muito comida só cozida, mas quando a misturei com a salada soube-me bem.
As bolachas provei uma, mas foram compradas para os filhos, eles adoram estas bolachas.
O mix de sementes é óptimo nas saladas, já não dispensamos.
O bulgur, tenho de procurar receitas para fazer.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

cocotes com salada

Sobrou-me uns restos de frango e lembrei-me de fazer uns cocotes, mas em vez de usar pão de forma usei fiambre fumado de peru.
Para acompanhar uma salada com abacate.
Continuo a fazer substituição ou a introduzir novos sabores na alimentação, não é fácil porque ainda não consegui organizar-me, não tenho tido tempo para pesquisar receitas mais saudáveis e como prepara-las.
Ficou bom, mas como ando a cortar nas calorias, não coloquei nem natas nem nenhum tipo de molho no recheio e ficou um pouco seco.
Cocotes
Ingredientes:
restos de frango assado no forno, ou cozidos
azeitonas
cogumelos laminados
queijo ralado
queijo feta
oregãos q.b.
1 ovo
Fiambre de peru fumado

Preparação:
forrar os ramequins com o fiambre, misturar os ingredientes menos o ovo e colocar o recheio dentro do ramequim previamente forrado com o fiambre, abrir o ovo e colocar por cima da mistura.
Levar ao forno até o ovo fiar cozinhado.
Esqueci-me dos meus no forno, o ovo cozinhou um pouco mais e o fiambre queimou um pouco nas pontas.Mas estava delicioso.
A acompanhar fiz uma salada de alface, tomate, abacate, cenoura ralada e "polvilhei" com um mix de sementes temperei com flor de sal, azeite e sumo de limão.



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Uma ideia

Hoje não há cozinhados, é  uma partilha de uma ideia, já tinha visto penso que no pinterest, e fixei a ideia.
Quando fiz os hambúrgueres sobrou um pouco de carne picada, quando fui guardar no frio para a cozinhar mais tarde, dei conta que não tinha papel de alumínio nem película transparente.
Rapidamente lembrei-me que tinha visto aqui, e foi isso que fiz.
Não é que tenha por hábito usa-las, mas infelizmente tenho de as ter sempre em casa, com 2 crianças ma escola é impossível, que não apanhem aqueles bichinhos horríveis que são comuns andarem na cabeçinha dos nossos filhos...
Elas não são caras e compro sempre uma quantidade considerável, divido pelo w.c as que são usadas nos miúdos (e deitadas fora) e deixo algumas na  gaveta da cozinha para estas ocasiões.
Alias como podemos reutiliza-las,(depois de lavadas), poupamos o ambiente e a carteira tambem.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Salada á Joana Roque

O nome da salada não é este, mas cá em casa é assim que se chama. Apesar de ter feito algumas alterações, a base é a receita que vem no  1º livro da Joana Roque.

Ingredientes:
1 embalagem de rúcula selvagem
ovos de codorniz
presunto fatiado
1 abacate
tomate cherry
Queijo buffala fresca
sal
sumo limão
azeite(para quem não quiser usar molho de iogurte)

Molho de iogurte:
1 iogurte natural
sumo limão
caril em pó
Oregãos
sal




terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Peitos de frango com e sem recheio

O almoço hoje foi assim, tudo muito simples, rápido e fácil, a minha vida anda a mil e como eu não quero deixar de postar aqui,  a maior parte das vezes as refeições ficam postadas só com alguns elementos da refeição.
2 dos peitos foram recheados com farinheira, os outros dois fiz simples sem recheio.
Os sem recheio ficaram secos, como era de esperar, os de farinheira estavam bem bons.

Abri os peitos de frango ao meio recheei com farinheira desfeita e sem pele e temperei com pimenta preta e umas pedrinhas de sal, fechei com palitos. os simples foram só temperados com sal e alho.
Num tabuleiro de ir ao forno coloquei azeite no fundo e folhas de louro e dentes de alho esmagados.
coloquei no forno até ficarem cozinhados servi acompanhado com couve portuguesa cozida.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hamburguers caseiros

Tirei carne picada para fazer para o jantar, mas entretanto mudei de ideias, resolvi fazer hambúrgueres. Comprei um objecto/aparelho e lembrei-me de lhe dar uso.
Fiz hambúrgueres só de carne picada mas a ideia era fazer uma mistura com especiarias ou bocados de queijo, ou mesmo farinheira, não houve tempo para testar e sinceramente corria o risco das crianças não gostarem e ficar tudo atrasado.
É simples de usar, pego  num bocado de carne picada faço uma bolinha coloco na base do objecto e com a outra parte  encaixo na base e fica o hambúrguer feito.

As crianças estavam com fome e só me lembrei que não tinha tirado foto dos hambúrgueres cozinhados quando eles acabaram de comer. Mas garanto , que não se desmancham a cozinhar.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Grelos cozidos com picanha grelhada

Mais uma vez uma refeição mais ou menos saudável, sem receita de tão simples que é...



sábado, 24 de janeiro de 2015

Bifes grelhados com tomate e queijo mozarella

Um comida saudável e rápida .
Não há receita, é muito simples, bifes grelhados temperados só com sal, com um tomate e um queijo mozarella fresco estes temperados com oregãos, sal e um fio de azeite.

Rápido, simples e saboroso.