quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Uma ideia

Hoje não há cozinhados, é  uma partilha de uma ideia, já tinha visto penso que no pinterest, e fixei a ideia.
Quando fiz os hambúrgueres sobrou um pouco de carne picada, quando fui guardar no frio para a cozinhar mais tarde, dei conta que não tinha papel de alumínio nem película transparente.
Rapidamente lembrei-me que tinha visto aqui, e foi isso que fiz.
Não é que tenha por hábito usa-las, mas infelizmente tenho de as ter sempre em casa, com 2 crianças ma escola é impossível, que não apanhem aqueles bichinhos horríveis que são comuns andarem na cabeçinha dos nossos filhos...
Elas não são caras e compro sempre uma quantidade considerável, divido pelo w.c as que são usadas nos miúdos (e deitadas fora) e deixo algumas na  gaveta da cozinha para estas ocasiões.
Alias como podemos reutiliza-las,(depois de lavadas), poupamos o ambiente e a carteira tambem.


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Salada á Joana Roque

O nome da salada não é este, mas cá em casa é assim que se chama. Apesar de ter feito algumas alterações, a base é a receita que vem no  1º livro da Joana Roque.

Ingredientes:
1 embalagem de rúcula selvagem
ovos de codorniz
presunto fatiado
1 abacate
tomate cherry
Queijo buffala fresca
sal
sumo limão
azeite(para quem não quiser usar molho de iogurte)

Molho de iogurte:
1 iogurte natural
sumo limão
caril em pó
Oregãos
sal




terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Peitos de frango com e sem recheio

O almoço hoje foi assim, tudo muito simples, rápido e fácil, a minha vida anda a mil e como eu não quero deixar de postar aqui,  a maior parte das vezes as refeições ficam postadas só com alguns elementos da refeição.
2 dos peitos foram recheados com farinheira, os outros dois fiz simples sem recheio.
Os sem recheio ficaram secos, como era de esperar, os de farinheira estavam bem bons.

Abri os peitos de frango ao meio recheei com farinheira desfeita e sem pele e temperei com pimenta preta e umas pedrinhas de sal, fechei com palitos. os simples foram só temperados com sal e alho.
Num tabuleiro de ir ao forno coloquei azeite no fundo e folhas de louro e dentes de alho esmagados.
coloquei no forno até ficarem cozinhados servi acompanhado com couve portuguesa cozida.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hamburguers caseiros

Tirei carne picada para fazer para o jantar, mas entretanto mudei de ideias, resolvi fazer hambúrgueres. Comprei um objecto/aparelho e lembrei-me de lhe dar uso.
Fiz hambúrgueres só de carne picada mas a ideia era fazer uma mistura com especiarias ou bocados de queijo, ou mesmo farinheira, não houve tempo para testar e sinceramente corria o risco das crianças não gostarem e ficar tudo atrasado.
É simples de usar, pego  num bocado de carne picada faço uma bolinha coloco na base do objecto e com a outra parte  encaixo na base e fica o hambúrguer feito.

As crianças estavam com fome e só me lembrei que não tinha tirado foto dos hambúrgueres cozinhados quando eles acabaram de comer. Mas garanto , que não se desmancham a cozinhar.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Grelos cozidos com picanha grelhada

Mais uma vez uma refeição mais ou menos saudável, sem receita de tão simples que é...



sábado, 24 de janeiro de 2015

Bifes grelhados com tomate e queijo mozarella

Um comida saudável e rápida .
Não há receita, é muito simples, bifes grelhados temperados só com sal, com um tomate e um queijo mozarella fresco estes temperados com oregãos, sal e um fio de azeite.

Rápido, simples e saboroso.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Dia de compras

Confesso que para mim é novidade fazer este tipo de compras, não de tudo, mas há coisas que nunca comprei cá para casa (vergonha), e agora descobrir o que fazer com elas vai ser o mais divertido.
Couve Portuguesa e couve lombarda são os que menos/nunca compro, mas gostei de ver a minha bancada assim verdinha.



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Uma espécie de bacalhau á brás

Cá em casa andamos a tentar diminuir a quantidade de calorias ingeridas, mas devagar, para não desistirmos, para reeducar a alimentação, se calhar o termo é mesmo educar(acho que nunca tive noção do mal que me alimentei durante este tempo todo), e porque claro precisamos de perder(muito) peso.
Com as crianças é mais complicado tenho de ir aos poucos, apesar de todos os dias comerem sopa não são adeptos dos legumes no prato(confesso-me culpada), mas dando o exemplo eles vão acabar por seguir, paciência, muita paciência.
E comecei assim, com um bacalhau a Brás aldrabado, fácil de fazer e muito menos calorias.

Ingredientes:
1 lata de feijão mungo (rebentos de soja)
2 postas de bacalhau (ou bacalhau desfiado)
ovos
cebola alho e 1 folha de louro

Primeiro cozi as postas de bacalhau e depois desfiz em lascas, refoguei um pouco de cebola e alho com 1 folha de louro coloquei lá o bacalhau,enquanto isso abri a lata de rebentos de soja passei por água e depois de bem escorrida  juntei ao bacalhau. Deixei cozinhar um pouco só para ficar um bocadinho mais saboroso e depois juntei os ovos batidos,e mexi para juntar tudo, nesta parte não correu muito bem porque os rebentos ainda largam um pouco de água, mas ficou saboroso e comeu-se sem dar por falta da gordura das batatas fritas.
Uma receita a repetir mas a acrescentar salsa, a do meu canteiro não resistiu....