segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Almôndegas - molho de tomate

Esta receita não foi feita "de raiz", comprei as almôndegas já feitas, (nota mental: comprar carne picada para fazer as almôndegas em casa), mas fiz o molho de tomate na bimby, enquanto as almôndegas cozinhavam.
A receita do molho de tomate foi adaptada do livro base da bimby.

Ingredientes:
1 cx de almôndegas
1 dente de alho
1 cebola
polpa de tomate
sal
vinho branco q.b.
água q.b
azeite
oregâos

Preparação:

Colocar no copo da bimby, o dente de alho, cebola, azeite 5 segundos, velocidade 5.baixar o que ficou nos lados do copo da bimby.
Juntar o vinho branco um pouco de água a polpa de tomate os oregãos e o sal, cozinhar 5 minutos, temperatura varoma  velocidade 2.
Entretanto colocar as almôndegas na varoma.
Quando acabar os 5 minutos, colocar a varoma  com as almôndegas e deixar cozinhar durante 30 minutos, temp. varoma, vel. 2.
Durante este tempo o molho fica a cozinhar/apurar no copo.
Terminado o tempo retirar as almôndegas para um pirex e cobrir com omolho de tomate.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lulinhas Grelhadas com grelos salteados

Bem sei que com este tempo apetece comidas confortáveis e um pouco mais "pesadas", mas cá em casa estamos a evitar ao máximo essa alimentação à noite, e ontem o jantar foi assim.

A receita é simples 1 kg de lulinhas limpas deixar descongelar, temperar com umas preditas de sal e grelhar.
Os grelos cozi-os na varoma da bimby (enquanto fazia a sopa), depois de cozidos levei a saltear numa frigideira com 2 dentes de alho e um pouco de azeite.

Sopa "passadinha"- Creme de legumes

A minha filha mais velha, que sai a mim neste aspecto, não consegue comer sopa com "pedaços", então lá em casa a sopa é praticamente sempre creme.
Nunca sigo uma receita especifica é sempre com o que há no frigorífico, e neste caso, depois de ter estado 10 dias fora, confesso que não havia muita coisa para a confeccionar.
Olhei para o frigorífico, e peguei em tudo o que se pode colocar num creme.
E não fiquei sem sopa, desta ela não gostou muito, mas acho que foi por ter ficado um pouco espessa, pois ultimamente faço sempre sopas com corgetes e agora usei batatas e perdi-me um pouco na quantidade de água, mas hoje vou juntar um pouco de água fervida e depois deixo ferver mais um pouco e acho que vai melhorar...ou não!

Ingredientes:
1 1/2  cebola
1 dente de alho
2 cenouras
bróculos q.b
3 batatas
1 tomate
resto de espinafres que estavam congelados

Preparação
cortar e lavar os legumes, tirei a pele ao tomate, coloquei tudo dentro da bimby, cobri com água e coloquei umas pedrinhas de sal. 25 minutos, temp. varoma(cozi grelos ao mesmo tempo), vel 1.
Quando o tempo termina, coloco um fio de azeite, triturar por 2 minutos, começando na velocidade 3, 5, 7 progressivamente.Esperar uns segundos até abrir a tampa.


quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Acho que não resisto ...


Andei a namora-lo antes do natal, como não apareceu no sapatinho, vou ter de ir namora-lo mais um bocadinho, porque os livros de receitas cá por casa são mais que muitos e tempo para os ver não há, e o espaço nas prateleiras começa a faltar.



                                                                        (imagem retirada www.fnac.pt)

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Molotof - 1ª tentaiva

O que menos apetece nesta altura, depois de tantas festas, é ver de novo doces (principalmente a mim, que recupero de uma virose, sim nada melhor que começar o ano doente :(  )

Esta foto não é de agora, mas foi o primeiro que fiz, e para primeira vez confesso que fiquei orgulhosa, claro que não está perfeito, mas ficou bem e não baixou.


Precisava de mais um pouco de caramelo, de resto ficou bem bom.

Ingredientes:
7 claras
7 colheres sopa de açucar
caramelo q.b

Preparação:
Começa-se por bater as claras em castelo, entretanto coloca-se 1 colher de açucar e continua-se a bater,repete-se o processo até terminar as 7 colheres de açucar.
Quando terminar, junta-se o caramelo, eu junto até ver que a mistura fica com um tom para o creme.
Passa-se a mistura para a forma com buraco,previamente untada com caramelo, bate-se com a forma na bancada para retirar o ar entre a mistura das claras.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º durante 7 minutos, depois de passar os 7 minutos desligar o forno e manter a porta fechada do forno durante mais 30 minutos - É importante durante todo o processo desde que entra para o forno até passar os 30 minutos de repouso Nunca abrir a porta do forno.
Quando retirar do forno tem de ser logo desenformado.



sábado, 3 de janeiro de 2015

Massa gratinada com salmão

Fiz esta massa para aproveitar uma posta e meia  de salmão que sobrou de um jantar.
Confesso que não sou adepta de salmão cozido, mas ainda vou experimentar em papelote, pois este foi cozido na varoma e sinceramente fica muito enjoativo.

Ingredientes
1  1/2 de salmão
Massa fusili
Queijo ralado
Azeitonas
Preparação
Cozer a massa em agua e sal com um fiozinho de azeite. Entretanto desfazer as postas de salmão e misturar as azeitonas.
Quando a massa estiver cozida retirar a agua da cozedura e colocar a massa num pirex que possa ir ao forno, misturar o salmão e as azeitonas na massa e cobrir com queijo ralado, levar ao forno a gratinar.
Acompanhar com uma salada.

sábado, 27 de dezembro de 2014

E no natal...

Há sempre alguem que se lembra que gosto destas coisas da cozinha...
E se na maioria das vezes pretendo desistir há quem ache que devo ser persistente , e que mesmo sem tempo devo continuar até conseguir...

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

E chegaram

Chegaram as formas que encomendei na metalurgica.
Como ja tinha visto em alguns blogues que as encomendas corriam bem, não estava a espera que houvesse problemas com a minha encomenda, e não houve.
Foram super rápidos,  eficientes e correu tudo bem. O que eu nao sabia era que com cada forma vem uma receita de bolo diferente.
Apesar de estar entusiasmada para as usar, vou ter de esperar pois nesta época,  o natal nunca é em minha casa e vou sempre de ferias, por isso vwou esperar ansiosamente que as festas passem  para depois fazer experiencias para o bolo de aniversario da minha filha que faz anos em Fevereiro.