sexta-feira, 31 de julho de 2015

Bolachinhas

É tão bom ouvir crianças a dizer que querem partilhar alguma coisa com os amigos...
Fiquei contente com o pedido da filha e mesmo a pensar que não me dava muito jeito, não me podia recusar a fazer, ela ajudou e saíram umas bolachinhas com sabor a canela.

Ingredientes:
200gr manteiga
150gr açucar
1 ovo
250gr farinha
canela q.b
raspa de limão(se quiser com mais sabor a limão colocar a casca de de 1 limão e pulverizar na bimby 10seg vel.9)
chocolate para derreter q.b (opcional)
Preparação:
Colocar todos os ingredientes (excepto o chocolate) no copo da bimby, vel.6 20seg.. Colocar no frigorífico envolto em película aderente durante 20 minutos (eu saltei esta parte e resultou bem na mesma), esticar a massa na bancada polvilhada com farinha com um rolo da cozinha, usar um cortante a escolha e levar ao forno pré-aquecido a 180º.
Retirar do forno ainda moles, para depois não ficarem muito duras quando arrefecerem.
Entretanto derreti umas pastilhas de chocolate em banho- maria e, coloquei numa "seringa" de cozinha para cair estes fiozinhos de chocolate por cima das bolachas, achei que ficava mais giro e mais apelativas.



A minha filha foi toda contente para a escola e quando a fui buscar estava feliz porque os amigos tinham gostado da surpresa...
Agora já me avisou (ela e o mais novo) que em Agosto são menos meninos que podia fazer sobremesa ou bolachinhas para eles todos...


quinta-feira, 30 de julho de 2015

comprinhas...

Mesmo quando estive de férias, encontrei uma loja onde vendem coisinhas bem giras, não resisti e comprei mais algumas coisas... ideias tenho muitas mas o tempo...

Por mim tinha trazido mais algumas coisinhas mas lá me consegui conter....

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Salada de bulgur com nozes e goji

Não tem bom aspeto, eu sei,(mas a culpa também é um bocadinho da fotografa e porque são tiradas com o tablet.) mas as minhas refeições agora são assim...
Frutos secos, bagas goji, sementes , bulgur e legumes.
Adoro este tipo de "saladas".

A receita, nem há, é tudo aproveitamentos bulgur que sobrou, bróculos cozidos e colocar tudo na wook, juntar uma colher de carile outra de azeite aquecer retirar para uma taça , juntar goji , nozes e mistura de sementes.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Dourada ao sal

Já há muito tempo que andava para fazer, mas a falta de confiança nas minhas capacidades  e o medo de ficar sem jantar falava sempre mais alto.
Até que houve um dia que ganhei coragem e "atirei-me a elas", a ideia era fazer mais uma vez grelhadas mas num momento de confiança mudei de ideias, (o que ralhei comigo enquanto estavam no forno, as vezes que abri a despensa a pensar no que havia para desenrascar), mas tudo correu bem.
Deliciosas, suculentas e bem cozinhadas, e nada salgadas (o meu maior medo), fiquei fã e de certeza que vou repetir mais vezes, mas com diferença na mistura das ervas nas claras.



Ingredientes:
2 kg de sal
2 douradas
2 claras
raspa de 1 limão
oregãos q.b.

Preparação
Num robot de cozinha colocar o sal os oregãos e a raspa de limão, e triturar um pouco.
Tirar a mistura do robot para uma tigela e juntar as claras misturar com as mãos.
Colocar a mistura do sal no fundo do tabuleiro, colocar as douradas por cima e tapar com a restante mistura de sal.
Levar ao forno (com uma dose extra de confiança que tudo vai correr bem), deixar cozinhar durante 20 minutos mais ou menos, sou muito distraída com o tempo, mas o sal ganho uma cor para o castanho claro e eu desliguei logo o forno.

Nota: Há varias versões de como se deve arranjar as douradas para fazer ao sal, eu estava indecisa e pedi na peixaria para arranjarem para o efeito, Tiraram as escamas e não abriram na barriga, limparam através das guelras e resultou, não sei se foi sorte mas não ficaram salgadas e cozinharam na perfeição.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Férias...

A ausência deveu-se a umas merecidas férias...
Não publiquei nada antes de ir porque o cansaço era muito, o stress enorme...
Enfim, baterias "semi carregadas" e venha mais um ano de trabalho e autocontrole de stress...
Amanhã inicio os posts...